domingo, 31 de julho de 2011

"Mini Captiva" é flagrado em testes nos EUA


O crossover compacto "mini Captiva", que segundo fontes  ( leia aqui e aqui ) será fabricado no Brasil a partir de 2013, foi flagrado em testes no Death Valley, região de deserto localizado no Estado da Califórnia, EUA - local que, devido ao clima extremo, é muito utilizado pela GM no desenvolvimento dos seus veículos.

Neste flagra (nessa imagem e em outras) dá para perceber claramente o logo Chevrolet encorberto por uma fita.

O crossover "mini Captiva" é baseado na arquitetura (plataforma) Gamma II, a mesma do Chevrolet Sonic

O "mini Captiva" será a contrapartida Chevrolet em relação ao nova versão do Ford EcoSport

Por esta imagem, dá para perceber que o "mini Captiva" é um pouco mais curto em relação ao Cruze sedan, que mede 4,60 metros



Fonte Edmunds Inside Line

terça-feira, 26 de julho de 2011

Chevrolet Cruze hatch: conheça as suas medidas


Fui no site da Chevrolet Espanha e peguei as medidas do Cruze hatch, que será lançado no Brasil provavelmente em março do ano que vem, e vou compartilhar com vocês. As medidas são essas:

Comprimento: 4.510 mm.
Largura (incluindo os espelhos): 2.067 mm.
Largura (excluindo os espelhos): 1.797 mm.
Altura: 1.477 mm.
Entreixos: 2.685 mm.
Bitola dianteira: 1.544 mm.
Bitola traseira: 1.558 mm.
Raio de viragem entre passeios: 5,45 m.
Altura interior cabeça dianteiro: 999 mm.
Espaço para as pernas dianteiro: 1.074 mm.
Largura interior dianteiro altura dos ombros: 1.391 mm.
Capacidade tanque de combustível: 60 litros.
Capacidade porta-malas: 413 litros.
Capacidade porta-malas bancos traseiros 60/40 rebatidos: 883 litros.
Peso em ordem de marcha (KG): 1.305 (LT) / 1.310 (LTZ)
Capacidade máxima de carga: 513 quilos.
Motor 1.8 16V emissão de CO2: 155g/k (normativa Euro V).

O Cruze hatch tem no geral medidas bem superiores em relação ao Astra hatch e Vectra GT, os hatchs médios atuais GMB. Excelentes as medidas do Cruze hatch.

sábado, 23 de julho de 2011

GM resolve produzir o Sonic também no México


Segundo fontes da Automotive News, a GM vai produzir o Sonic na planta de Ramos Arizpe, México, a partir de meados de 2012.

A produção do Sonic mexicano, que será de 28 mil unidades em 2012, e de 69 mil unidades a partir de 2013, irá abastecer o México e a América Latina.


Esta notícia eu creio que é muito interessante para nós, brasileiros, pois o Sonic hatch é um modelo que se encaixa perfeitamente na linha GMB, ainda mais agora que sabemos que o Astra hatch e o Vectra GT serão descontinuados em breve.



Lembrando que Brasil e México possuem acordo comercial no setor automotivo, o que viabiliza a GM importá-lo para cá, caso ela não tenha interesse em nacionalizar a sua fabricação.

Leia mais Automotive News

Novo Colorado SUV é flagrado em testes nos EUA


A versão SUV do novo Colorado, que será fabricado no Brasil juntamente com a versão 04 portas, provavelmente em 2012 na planta de São José dos Campos, São Paulo,  ainda muito camuflado, foi flagrado em testes de desenvolvimento no deserto de Death Valley, leste da Califórnia, EUA.

Veja mais imagens do flagra:








Leia mais Left Lane

Cruze versus Astra

Na imagem abaixo, clicada dentro da planta da GM em São Caetano do Sul, São Paulo, há uma carroceria de Astra, ladeado de várias carrocerias de Cruzes (sedan e hatch). Clique na imagem que ela amplia:
Impressionante. Reparem que, perto dos Cruzes, o Astra parece um Celta.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chevrolet Cruze, data de lançamento e vários detalhes das versões

Este logo, indicando que o modelo terá motor Ecotec e transmissão de 06 marchas (MT e AT), estará estampado no Cruze nacional.

A GM finalmente agendou a apresentação do Cruze à mídia brasileira. Ela ocorrerá entre os dias 09 e 12 de setembro, na Alemanha, durante o evento do Salão de Autos de Frankfurt.  A GM vai aproveitar a presença de jornalistas brasileiros no evento, para promover a apresentação oficial do modelo (chique, hein?! eheheh).


Por tudo que eu já apurei, vamos aos detalhes do modelo:

Versões: LT e LTZ. Por enquanto, apenas essas duas.

Cores: branco mahler, prata polaris, bege desert, preto carbon flash, verde lotus (a mesma do Vectra Collection) e cinza rusk (inédita). Seis, no total.

Motor: para ambas versões, será o 1,8 litro Ecotec DCVCP (duplo comando de válvulas continuamente variável). A potência e torque, sempre na ordem gasolina/etanol: 140/144 cv de potência máxima e 17,8/18,9 m.Kgf de torque máximo. Apenas essa opção disponível.

Ainda sobre o motor, o seu bloco é oco (tecnologia “Hollow Block”), o que reduz o peso total do motor; o cárter de óleo é em alumínio; o coletor de admissão é feito em plástico e possui geometria variável; a admissão do ar é feito por sistema de borboleta eletrônica, dispensando o uso de cabos; os pistões do motor são resfriados a jato de óleo

Transmissão: ambas (MT e AT) de seis marchas. Na MT tem ré sincronizada, e na automática as trocas podem ser totalmente automáticas ou feitas pela alavanca no console central. Quando equipado com a transmissão automática, o Cruze também recebe sistema de cruise-control.

Direção: hidráulica com assistência elétrica, em ambas versões.

Garantia: serão de três anos sem limite de quilometragem para pessoa física e garantia de 100.000 km para pessoa juridica.



Principais equipamento de série (excelente em ambas versões):

Versão LT:

- Volante com comandos do som e piloto automático (quando equipado com câmbio automático), com revestimento em couro podendo ser pedido como opcional.
- Rádio AM/FM e CD player com MP3 com USB e entrada auxiliar. Também é possível sincronizar dispositivos Bluetooth de um telefone por exemplo.
- AC eletrônico.
- Computador de bordo do painel de instrumentos que conta com as funções de consumo médio, autonomia, velocidade média e consumo instantâneo.
- Rodas de alumínio de 17 polegadas. Pneus de medida 225/50 R17.
- Vários porta-copos e porta-objetos para os passageiros dos bancos dianteiros e traseiro. Há um porta-óculos para o motorista acima da porta.
- Trava e vidros elétricos nas 04 portas (com função de um toque para motorista e passageiro e um toque apenas para descida nas portas traseiras).
- Fárois com regulagem de altura e fárois de neblina.
- Porta-malas de 450 litros, sendo que o banco traseiro é rebatível em 60/40 ou totalmente, permitindo ampliar o volume do porta-malas. O compartimento pode ser aberto por um botão na chave do automóvel.
- Quatro air-bags, sendo dois frontais e dois laterais. Para o passageiro que vai ao lado do motorista, há um sensor que desabilita automaticamente o acionamento da bolsa de ar caso o assento não esteja ocupado ou o passageiro não tenha peso suficiente que justifique o uso do equipamento.
- Cintos de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros  (os dianteiros possuem sistema de pré-tensionamento) e encosto de cabeça, inclusive o passageiro traseiro central. Para as crianças, o Cruze disponibiliza sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas.
- Freios à disco nas 04 rodas com ABS e EDB.
- Controle de tração.
- Bancos revestido em tecido de luxo de cor escura. Detalhes no painel e nas portas em  tecido na mesma cor.
- O sensor de ré pode ser pedido como opcional.


O interior da versão LTZ deve ser exatamente igual a esse da imagem, com bancos, painel e portas revestidos em couro bege, e tela colorida de sete polegadas.

Versão LTZ incorpora ainda:

- Volante revestido em couro.
- Tela LCD de 7 polegadas com navegador e GPS.
- Informações do sistema de AC na tela de LCD, havendo inclusive um medidor da qualidade do ar do habitáculo.
- Retrovisores rebatíveis eletricamente e espelhos antiembaçantes.
- Destravamento das portas por aproximação e partida do motor sem utilizar a chave.
- Sensor crespuscular e sensor de ré.
- Dois air-bags de cortina (seis no total).
- Rodas de alumínio de 17 polegadas, todavia com desenho diferente em relação a versão LT.
- Bancos revestido em couro na cor bege. Detalhes no painel e nas portas em couro da mesma cor.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Motor 1.8l Ecotec (Cruze): detalhes técnicos

O Cruze nacional será equipado com motor 1.8l Ecotec com potências máximas de 144 (etanol)/140 (gasolina) cv.

Segundo um vendedor de concessionária da marca, que está comentando em um movimentado blog de autos, a Chevrolet já começou a distribuir entre eles (vendedores de ccs), as primeiras informações técnicas sobre o motor 1.8l que vai equipar o Cruze aqui.

Diz ele, que o motor, que gera 144 cv no alcool, tem bloco oco (é mais leve e vibra menos), cárter de aluminio e refrigeração dos pistões a óleo.

Pesquisando, descobri, através dos novos motores Ecotecs que equipam o novo Aveo/Sonic na Europa, o significado dessa tecnologia do motor do Cruze. Veja:

(Trechos da informação à imprensa da Chevrolet de Portugal)
"O bloco do motor baseia-se numa estrutura oca com uma base em ferro fundido. Esta base rígida assegura um equilíbrio e suavidade excepcionais, bem como uma marcha mais silenciosa.

Apesar da sua maior complexidade, pesa menos três por cento que as gerações anteriores da mesma família de motores, exibindo uma maior rigidez e solidez estrutural. Com efeito, só o peso do bloco do motor sofreu uma redução de 20 por cento comparativamente às motorizações da geração anterior.

O motor de 1.6 litros está equipado com cabeça de 16 válvulas com dupla árvore de cames. Apresenta também duplo comando de válvulas de variação contínua, partilhando a utilização dos jactos de óleo para arrefecimento dos pistões.

O motor 1.6l possui distribuição por correia dentada com intervalos de manutenção de 10 anos ou 160.000 quilómetros."

PS: os motores 1.6l e 1.8l Ecotec pertencem a uma mesma família de motores (Família I).

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Chevrolet, com 2,35 mi de veículos vendidos no semestre, bate o seu recorde no período

Mapa com o top 05 mercados Chevrolet no Planeta: reparem que o Brasil ainda fechou o semestre na frente da China.

Com alta de 14% em relação ao mesmo período de 2010, crescimento alavancado por novos modelos de sucesso, como o Cruze, a Chevrolet registrou vendas de 2,35 milhões de veículos no primeiro semestre de 2011, a sua melhor performance em todos os seus 100 anos de história.

 A Chevrolet vendeu 330 mil Cruze, que será lançado aqui no mês que vem, no primeiro semestre de 2011. Desde que foi lançado, o Cruze já vendeu 800 mil unidades no mundo todo, e vai ultrapassar a marca de 01 milhão de unidades vendidas antes do final do ano.

A Chevrolet vendeu 286.499 veículos no primeiro semestre de 2011 a mais em relação a 2010, e registrou aumento de vendas nos seus 05 maiores mercados (pela ordem: EUA, Brasil, China, Rússia e Canadá).

Ademais, a Chevrolet registrou vendas recordes no período em mercados como a Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, França, África do Sul e Turquia.

A nova picape global Colorado, que será vendida ainda neste ano na Ásia (Tailândia), e em 2012 na América Latina, é aposta certa da Chevrolet em mais incremento de vendas.

Sonic/Aveo, novo compacto global Chevrolet, que está sendo lançado em vários mercados ao redor do mundo no decorrer de 2011, é outro fortíssimo player da marca.

Malibu 2013, o futuro médio grande Chevrolet, certamente vai reforçar, e muito, as futuras vendas globais da Chevrolet.

Segundo a Chevrolet, o ótimo incremento de vendas da marca em 2011 é devido em grande parte aos lançamentos dos seus novos e competitivos modelos, como o crossover Orlando (foto), o pequeno Spark, o compacto Sonic/Aveo e o médio Cruze.

Leia mais em GM Media

quinta-feira, 14 de julho de 2011

GM acusa CEO da VW de espalhar boatos sobre venda da Opel

O Ampera colocou a VW três anos atrasada diante da Opel, segundo especialista da indústria

A GM emitiu um comunicado oficial em resposta a uma entrevista do CEO da VW, Martin Winterkorn, que saiu na edição de quarta feira do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.



Destaco no comunicado:

- A GM reitera a sua longa tradição de não comentar rumores, e lamenta que a VW não tenha essa mesma postura e ética.



- A GM acusa a VW de programar essa entrevista ao jornal alemão, em reação a extraordinária e incrívelmente positiva receptividade da mídia ao Ampera, novo modelo elétrico da Opel, que vem sido aclamado pela mesma como "golpe de gênio" e "o início de uma nova era" e, como disse um respeitado líder da indústria, "colocou a Opel três anos adiante da VW".


- A GM ressalta que a Opel é parte da família GM desde 1928 e continua a desempenhar um papel importantíssimo na empresa. A GM se diz ainda muito satisfeita com o progresso continuo da Opel em sua reestruturação no último ano, e que a empresa continuará a investir em produtos de destaque no mercado europeu, como o Ampera show.


Fonte: GM News - EUA

Pelo que eu apurei, o CEO da VW afirmou em entrevista ao jornal alemão, entre outras coisas e tentando claramente diminuir a Opel, que apenas empresas asiáticas se interessariam pela sua compra, embora a GM nunca tenha confirmado que ela está a venda.

Isso soa como a VW está com medo da Opel, que vem registrando ganhos de participação de mercado ao longo de 2011, de 7,0% para 7,4%, e está lançando um novo produto de avançada tecnologia no mercado europeu.

Isso soa também como um mais um truque sujo por parte da VW, como aquele em que ela contratou um executivo da GM que lhe trouxe segredos industriais da GM para a VW, intencionalmente. A VW negou que isso aconteceu, todavia a GM procurou reparação na justiça e levou. A VW não tem as mãos limpas, nunca teve. A VW é mais suja que pau de galinheiro.

Veja mais imagens do lindo Opel Ampera:



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Chevrolet Cruze nacional terá motor 1.8l com 144 cv de potência


Um leitor do site Interpress Motor fotografou este Cruze já com placas de carro particular, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo.


Através do número da placa o site pesquisou outros dados do carro a partir do Renavan, e descobriu que lá o carro é identificado como Cruze LT NB (notchback), cor preta, equipado com motor 1.8l de 144 cv de potência máxima e de fabricação nacional (brasileira).

Fonte Interpress Motor

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Opel comemora recorde em junho e ganhos de mercado relevantes no semestre

Opel Meriva é líder de segmento na Europa

Em junho, a Opel/Vauxhall registrou 6,8% de quota de mercado na Europa, a sua maior quota mensal do ano, com cerca de 125 mil unidades comercializadas. O segundo trimeste de 2011 marcou também o terceiro trimestre consecutivo de ganhos de quota de mercado, em comparação com os respectivos trimestres de um ano atrás.

Opel Astra Sport Tourer também lidera segmento na Europa

Devido as boas vendas, a Opel tem adicionado turnos extras nas suas plantas a meses, ela também encurtou às férias de verão na planta de Rüsselsheim, onde o Insignia é fabricado, e devido à alta nos pedidos pelos modelos Insignia e Astra, ela providenciou um incremento na produção de motores diesel na planta de Kaiserslautem, de 180 mil para 250 mil ano.

Embora já esteja no seu terceiro ano de mercado, as vendas do Insignia continuam em crescimento

No primeiro semestre de 2011, a Opel/Vauxhall vendeu cerca de 659 mil veículos, 50 mil veículos a mais em relação ao mesmo período de 2010 (+8,2%). A quota de mercado da Opel no período passou de 6,2%, para 6,4%. A empresa também conseguiu aumentar a sua quota de mercado em 19 dos 27 mercados europeus.

Leia mais em Opel Media

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chevrolet Cobalt é fotografado em São Paulo


Um leitor da revista Car And Drive fotografou um Chevrolet Cobalt na garagem do seu prédio, em São Paulo, capital.


Esta deve ser a primeira vez que o novo sedan compacto Chevrolet é flagrado fora das dependências da GM, despido daquelas camuflagem quadriculadas - agora desnecessárias mesmo, depois que o modelo teve todas as suas fomas reveladas no São de Buenos Aires, Argentina.


Daqui em diante devem surgir novos flagras do Cobalt com cada vez menos disfarces, pois o seu lançamento já deve ocorrer algo em torno de um mês após o lançamento Cruze, previsto entre os próximos meses de agosto e setembro.

Fonte Car And Drive