quinta-feira, 21 de julho de 2011

Motor 1.8l Ecotec (Cruze): detalhes técnicos

O Cruze nacional será equipado com motor 1.8l Ecotec com potências máximas de 144 (etanol)/140 (gasolina) cv.

Segundo um vendedor de concessionária da marca, que está comentando em um movimentado blog de autos, a Chevrolet já começou a distribuir entre eles (vendedores de ccs), as primeiras informações técnicas sobre o motor 1.8l que vai equipar o Cruze aqui.

Diz ele, que o motor, que gera 144 cv no alcool, tem bloco oco (é mais leve e vibra menos), cárter de aluminio e refrigeração dos pistões a óleo.

Pesquisando, descobri, através dos novos motores Ecotecs que equipam o novo Aveo/Sonic na Europa, o significado dessa tecnologia do motor do Cruze. Veja:

(Trechos da informação à imprensa da Chevrolet de Portugal)
"O bloco do motor baseia-se numa estrutura oca com uma base em ferro fundido. Esta base rígida assegura um equilíbrio e suavidade excepcionais, bem como uma marcha mais silenciosa.

Apesar da sua maior complexidade, pesa menos três por cento que as gerações anteriores da mesma família de motores, exibindo uma maior rigidez e solidez estrutural. Com efeito, só o peso do bloco do motor sofreu uma redução de 20 por cento comparativamente às motorizações da geração anterior.

O motor de 1.6 litros está equipado com cabeça de 16 válvulas com dupla árvore de cames. Apresenta também duplo comando de válvulas de variação contínua, partilhando a utilização dos jactos de óleo para arrefecimento dos pistões.

O motor 1.6l possui distribuição por correia dentada com intervalos de manutenção de 10 anos ou 160.000 quilómetros."

PS: os motores 1.6l e 1.8l Ecotec pertencem a uma mesma família de motores (Família I).

13 comentários:

  1. Ola este motor tem correira dentada?

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    1. infelizmente sim. Moderno seria corrente e injeçao direta.

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  2. Sim, a distribuição deste motor é por correia dentada (e não por corrente, como em alguns outros Ecotecs), todavia, pelo menos na Europa, a sua troca é prevista apenas a cada 160 mil km ou 10 anos.

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    1. Aqui no nordeste faz 40 g na sombra. essas correias em fibra de carbono nao vao durar muito por aqui. O new fiesta usa esse tipo de correia, e jà vi vàrias quebradas. Sou mecanico. È um bom motor, mas chegou tarde. Deveria ter bloco de aluminio e corrente,como honda, por exemplo.

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  3. Sabe a minha preocupação e com uso severo trabalho com táxi, já estou acostumado com manutenção do meu Vectra, outra já to sentindo saudades porque vou ter que vender ano que vem.

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  4. Tenho o Sonic com 50000 mil km jaesta na hora da troca?

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  5. Tenho um cruze 2012 tá com 45 mil já tá na hora de teocar

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  6. Tenho um cruze 2012 esta com 52.000 km quando devo fazer a troca da correia dentada

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  7. Tenho um cruze 2012 com 58.000km com quanto tempo preciso trocar a Correia dentada?

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  8. Tenho um cruzeiro 2014 1.8 76000 posso trocar correia dentada

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  9. Tenho um cruze 2015 hath ele apresentou um barulho quando liga parece que bate valvula alquem tem alguma dica ai oq pode ser

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  10. Eu acabei de comprar um Cruise 2012 já está na hora de trocar a correia dentada dele?

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