sábado, 23 de abril de 2011
Praticamente certo, GM retoma liderança global da Toyota em 2011
A GM deve retomar da Toyota a condição de maior auto fabricante global ainda em 2011. Evidência máxima da notável, rápida e surpreendente (para muitos) recuperação da gigante norteamericana, pós período de falência.
O terremoto ocorrido recentemente no Japão prejudicou muito a meta de produção da Toyota em 2011, que deve retomar o seu rítimo normal de produção apenas no mês de novembro.
A Toyota estava em franca decadência muito antes do terremoto. A empresa vinha sendo obrigada a convocar recalls que na soma envolveram 14 milhões de veículos - aceleração involuntária nos seus veículos foi o defeito que mais prejudicou a sua imagem.
Os recalls começaram no final de 2009 e, para o seu azar, na mesma época, GM, Ford e Hyundai introduziram nos mercados opções de veículos muito competitivos. Com muitas alternativas agradáveis e dúvidas sobre a qualidade, os clientes tradicionais da Toyota começaram a considerar outras marcas. Apesar de descontos e financiamentos a juros baixos, a Toyota foi a única grande fabricante de automóveis com vendas em baixa nos EUA em 2010.
Em contrapartida, a vendas da GM, agora muito mais enxuta e eficiente, estão em alta, principalmente na China e EUA, os maiores mercados do planeta, e seus carros são melhores que no passado, principalmente os de menor porte.
Aliás, já no quarto trimestre de 2010, a GM vendeu quase 100 mil veículos acima da Toyota - no período, a GM vendeu 2,173 milhões de veículos, enquanto a Toyota vendeu apenas 2,080 milhões.
Em 2010, a Toyota vendeu 8,42 milhões de carros e caminhões, enquanto no mesmo período a GM vendeu 8,39 milhões - uma diferença pró Toyota de apenas 30 mil unidades.
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