quinta-feira, 27 de março de 2014

GM lança nova Família de Motores Ecotec de baixa cilindrada


A GM anunciou que desenvolveu uma totalmente nova família de motores de baixa cilindrada, de 1.0l até 1.5l, global, capaz de trabalhar com os mais variados combustíveis, como gasolina, etanol, GNC (gás natural comprimido) e GLP (gás liquefeito de petróleo).

Essa nova família de motores não compartilha nada com as famílias de motores que acabará por substituir.

Os blocos dos motores podem ser de alumínio, quando a injeção é direta, e de ferro fundido, quando a injeção é multiponto.

Uma variante dessa família, 1.4l turbo flex de injeção direta, foi desenvolvida especialmente para o Brasil. (leia mais aqui)

Em um esforço para reduzir a complexidade, todos os motores de quatro cilindros da família compartilham o mesmo bloco de alumínio plataforma aberta, enquanto que os de três cilindros são praticamente os mesmos, mas com menos um cilindro. Os motores possuem transmissão por corrente.

Os engenheiros da GM projetaram um coletor de escape integrado dentro da cabeça do cilindro. O movimento, de acordo com os engenheiros, é uma vitória para a redução da complexidade por não precisar de uma junta em torno dos orifícios de escape.

Nos motores turbos, o fluxo de escape é projetado para viajar através do tubo coletor a Mach 0,98 de velocidade (ou apenas uma sombra debaixo de 746 mph) e em temperaturas de até 950 graus Celsius, o que é, supostamente, ideal para o turbo.
 

Toda a família de motores foi projetada para trabalhar com um sistema start-stop de 12 volts. A GM já anunciou que este sistema será padrão na próxima geração Chevrolet Cruze.

Os motores variam de 04 e 03 cilindros, sendo que esses últimos são apenas os de 1.0l. A segunda variação são a injeção multiponto e a injeção direta. A GM diz que a família de motores foi projetada para ambos tipos de injeção, pois a injeção de combustível multiponto ainda é um sistema adequado de fornecimento de combustível para as necessidades de alguns mercados.

Os motores com injeção direta usam um sistema centralizado. A bomba de combustível de alta pressão envia combustível ao longo de um único trilho apoiada diretamente acima da cabeça do pistão, e seis injetores pulverizam uma névoa de combustível em cada câmara de 2.900 psi. O sistema, de acordo com a GM, é menos complexo e serve para reduzir a quantidade de ruído normalmente associado com motores de injeção direta. Na verdade, os engenheiros afirmam que os motores de injeção direta nesta família são tão silenciosos como a injeção multiponto. 

As taxas de compressão da família de motores variam de 10.0:1 até 12.5:1. E mesmo nas variantes turbo a injeção direta tem flexibilidade de combustível e pode perfeitamente trabalhar com gasolinas com e sem chumbo.

Veja todas as 11 variantes:

1.0-liter PFI 3-cylinder
75 horsepower / 70 lb-ft torque

1.0-liter DI Turbo 3-cylinder
90 horsepower / 122 lb-ft torque (Opel ADAM)
115 horsepower / 122 lb-ft torque (Opel ADAM)

1.0-liter Bi-fuel LPG 3-cylinder
Power TBD

1.0-liter DI Turbo 3-cylinder
Power TBD

1.4-liter PFI 4-cylinder
Power TBD

1.4-liter DI Turbo 4-cylinder
Power TBD

1.4-liter DI Turbo CNG 4-cylinder
Power TBD

1.4-liter DI Turbo E100 4-cylinder
Power TBD

1.5-liter DI 4-cylinder
Power TBD

1.5-liter DI Turbo 4-cylinder
165 horsepower / 184 lb-ft torque

 


Leia mais: GMI

Um comentário:

  1. E A GM NAO VAI LANÇAR MAIS CARROS COM OS MOTORES 1.8 e 2.O,
    SERA QUE ESSA NOVA VERSAO DO ASTRA TERA O MESMO RENDIMENTO E DESEMPENHO
    COMO OS OUTROS DE 2002 ATE 2011

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